sexta-feira, 3 de abril de 2020

COVID-19: Como cibercriminosos exploram vulnerabilidades durante a pandemia e como você pode se proteger.

Foto: thedarknut/Pixabay


     Na mesma medida em que as pessoas ficam mais em casa e empresas adotam cada vez mais políticas de home office, as plataformas de comunicação on-line decolam em popularidade durante a pandemia de coronavírus. Um exemplo é Zoom Video Communications, plataforma americana que fornece serviços de videoconferência, reuniões online e bate-papo, cibercriminosos estão aproveitando esta alta  para registrar domínios falsos e programas maliciosos denominados como "Zoom" a fim de enganar quem busca pelo serviço, fazendo com que a vítima acesse um site malicioso ou instale um software malicioso em seu dispositivo. 
     Segundo relatório publicado pela Check Point Software Technologies foram registrados mais de 1,700 domínios "Zoom" desde o início da pandemia, sendo 25% destes apenas na última semana.





"Vemos um aumento acentuado no número de domínios 'Zoom' sendo registrados, especialmente na última semana" disse o gerente de pesquisa cibernética da Check Point, Omer Dembinsky 

"O recente aumento impressionante significa que os hackers perceberam a mudança de paradigma do trabalho em casa que o COVID-19 forçou e eles veem isso como uma oportunidade de enganar, atrair e explorar. Cada vez que você obtém um link Zoom ou documento enviado por mensagem ou encaminhado a você, dê uma olhada extra para garantir que não seja uma armadilha"  acrescentou.

   E com as universidades e escolas fechadas por conta da pandemia, plataformas de ensino a distância são mais procuradas, alternativas como Google Classroom e Microsoft Teams estão super em alta, e assim como a plataforma Zoom, são exploradas por cibercriminosos, estes estão criando sites e softwares que simulam os reais, são inúmeras as possíveis intenções que o criminoso pode ter, desde roubar dados pessoais das vítimas até sequestrar os seus dispositivos.

    Mantenha seus aplicativos atualizados, não abra e-mail de um remetente desconhecido, fique atento aos domínios dos sites que você acessa, os cibercriminosos criam sites muito semelhantes aos originais, até mesmo no domínio, por isso se atente a cada detalhe e erro de ortografia presentes, ao invés de clicar em links no e-mail, Facebook, WhatsApp, pesquise o link diretamente no seu navegador, não faça download de anexos que você desconheça e não tenha solicitado, mantenha um antivírus atualizado em seu dispositivo. O uso da internet e o mundo digital não param de crescer, e as ameaças crescem junto, faça um uso inteligente do seu computador e celular.

0 comentários:

Postar um comentário